terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Indaiatuba é a melhor cidade brasileira para se viver e a mais desenvolvida do Brasil, diz pesquisa.


Indaiatuba é a melhor cidade brasileira para se viver e a mais desenvolvida do Brasil, diz pesquisa.

A cidade de Indaiatuba – SP é a melhor cidade do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa de desenvolvimento municipal, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), baseada em dados de 2010.

Com aproximadamente 311 km², Indaiatuba está localizada a cerca de 100 km da capital e tem população de 209.859 habitantes, conforme estimativa 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ranking dos maiores índices de qualidade de vida, divulgado no sábado (1°), é liderado por municípios do Estado de São Paulo. Em segundo lugar aparece São José do Rio Preto, e Itatiba ocupa a terceira colocação.

A pesquisa levou em conta três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Os resultados mostraram que, das 645 cidades de São Paulo, 173 apresentaram alto desenvolvimento e 73 municípios paulistas ficaram entre as 100 com maior índice.

Pela primeira vez, Indaiatuba (a 98 km de São Paulo) foi considerada a cidade mais desenvolvida do Brasil, após alguns anos na disputa. Em comum, os dez melhores IFDMs estão a um raio de cerca de 100 km da capital.

De acordo com levantamento da Firjan, entre os municípios de alto desenvolvimento, a variável que mais cresceu na década foi emprego e renda: média de 38,7%. Educação teve 12% de alta, e saúde, 11,7%.

Com apenas 0,98% de desemprego em 2010, segundo levantamento do próprio município, Indaiatuba lidera o índice de desenvolvimento da Firjan, com base em dados daquele ano.

Reduto industrial, a cidade abriga empresas como Toyota, Mahle e Foxconn e já se prepara para receber, em 2013, a John Deere, uma das maiores no setor de tratores.
A fábrica terá isenção de IPTU por 15 anos, não pagará taxas de alvará e construção nem o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) Além disso, deve inaugurar o terceiro distrito industrial da cidade, que, ao todo, possui 855 indústrias.
A cidade fechou o ano de 2010 com saldo de 4.775 novas vagas, entre admissões e desligamentos, e 58 novas fábricas na área.

A abundância de empregos é tanta que o setor de comércio e serviços sofre para contratar funcionários.

Para abastecer a demanda de mão de obra, a cidade investe 2% de seu orçamento em uma escola técnica municipal da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), que forma adolescentes do ensino médio em cursos profissionalizantes.

"A maior preocupação das empresas hoje é mão de obra", afirma o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB).

Gostaria de deixar um pedido para nosso Prefeito pois sei que ele vai me ouvir pois sabe da necessidade que temos de mais faculdades de engenharias e medicina devido ao crescimento populacional e mais profissionais na área de construção civil para melhores moradias, escolas municipais até a colegial que são melhores que as estaduais e  particulares, também o aumento do efetivo de nossos policiais que trabalham bravamente para nos defender (PM, GM e outros) e se possível a capacitação dos motoristas de ônibus pois o Senhor sabe muito bem a dificuldade dos idosos, gestantes e deficientes. 

Muito Obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário